
Projetado em 1920 por Jules de Thier e Henri Langlois Van Ophem , o curso em forma de triângulo original usado via pública entre as cidades belgas de Francorchamps, Malmedy e Stavelot . A faixa foi destinado a sediar sua corrida inaugural em agosto de 1921, no entanto, este evento teve de ser cancelado como só havia um candidato. A primeira corrida de carros foi realizada no circuito em 1922, e dois anos mais tarde viu o primeiro correr dos famosos 24 Horas de Francorchamps corrida. O circuito foi utilizado pela primeira vez para Grand Prix corridas em 1925.

O circuito de Spa velho era essencialmente um curso de velocidade com os motoristas que gerem velocidades médias muito mais altas do que em outras pistas de corrida, um fator que fez Spa muito popular desde o seu início. Naquela época, os belgas tinham orgulho de ter um circuito muito rápido, e para melhorar a velocidade média, em 1939, o ex-uphill U-turn lento na parte inferior da Eau Rouge vale riacho, chamado de Ancienne Douane, foi interrompida com uma rápida varredura em linha reta até o morro, chamado de Raidillon . Até 2000, era possível viajar ao longo da pista de corrida quando ainda era uma via pública. Na Eau Rouge, o tráfego para o sul foi autorizado a usar o canto subida famosa, enquanto o tráfego de downhill oposto tive que usar a antiga estrada e U-turn trás dos grandes stands, de voltar à pista de corrida na parte inferior da Eau Rouge.
Nesta etapa o Desafio ClubeAV contou com 16 pilotos. Na classificação Lino Palladino mostrou que entrou no campeonato para brigar pelo lugar mais alto do pódio com os demais pilotos. Atos Domani e Raphael Malek completaram as 3 primeiras posições. Arthur Marciano largou em oitavo, seguido por Henrique Baciuli na 10° colocação.
A largada foi tranquila, porém a corrida nem tanto.. aconteceram vários acidentes que tiraram boa parte do grid nos 55 minutos de prova.
Arthur largou bem e foi acompanhando os líderes de perto.
Foram várias disputas de posição durante a prova, mas mais uma vez a pista não perdoou.. Na saída da Eau Rouge, perdeu o controle do carro e acabou batendo forte no guard rail..
Henrique vinha logo atrás disputando posições.
Mantendo um ritmo constante e com poucos erros, foi subindo posição por posição, chegando ao fim da corrida em 4° lugar.
E esse foi o resultado final:

Com esse resultado, Henrique ainda se mantém na vice liderança do campeonato!!
A próxima prova é dia 30/11, no circuito de Hockenheim de 1967!!